É necessário ter um certificado para a conclusão do curso, certo?
O módulo de certificado personalizado permite a geração dinâmica de certificados com personalização completa via navegador da web.
Você consegue inserir um QR Code como um elemento do certificado, para que tenha autenticidade. Através do QR Code é gerado um link de verificação do certificado, dessa forma é possível validar se o certificado foi gerado pela plataforma NEXT ou não.
Vejamos como inserir o QR Code:
Primeiro passo a ser tomado é a criação do certificado e a inclusão dos demais elementos do certificado, como, por exemplo, nome do colaborador, nome do curso, data, imagem de fundo, dentro outros.
Caso tenha dúvida de como realizar esse processo, consulte o artigo abaixo:
Certificado personalizado: https://painel.tomticket.com/painel.html#!/artigo/editar/c510aed4b6eb70b52ca2d4f666f68d60
Passo 1. Nesta primeira parte podemos fazer as alterações correspondentes à folha do certificado. Como, por exemplo, largura e altura.
Passo 2. Logo abaixo dos campos de medidas, precisamos selecionar os elementos que compõem o seu certificado. Exemplo: imagem de fundo, nome do treinando, nome do curso, entre outros.
Basta selecionar o elemento desejado e clicar no botão "Adicionar elemento", repita o processo para cada elemento desejado.
Passo 3. A inserção do elemento é bem simples, basta clicar sobre o mesmo que o QR Code será gerado automaticamente. Você poderá alterar o nome do elemento se desejar.
Veja como ficará na view do colaborador:
Caso faça a leitura do QR Code, você poderá encontrar duas telas, sendo a de certificado válido e de certificado inválido.
O certificado poderá ser inválido caso ele cumpra algum requisito abaixo:
- O certificado não foi gerado pelo LMS NEXT;
- O curso ou a atividade Certificado em si forem excluídos da plataforma;
- Caso o curso tenha a recertificação que já tenha a data de vencimento. Neste caso, o colaborador terá de fazer o curso novamente para obter o certificado.
O certificado continua sendo válido caso o usuário esteja suspenso ou excluído na plataforma, desde que ele tenha emitido o seu certificado antes desse cenário.