O que são competências?
Competência é uma unidade de aprendizagem que descreve o nível de compreensão ou proficiência de um treinando de um determinado tema ou habilidade, como, por exemplo: "É capaz de conduzir um veículo”.
Essa funcionalidade fornece um modelo de Educação Baseada em Competências, que consiste num sistema de avaliação da aprendizagem baseado no grau de aquisição de competências pelos colaboradores.
O administrador pode configurar as competências e as atribuir aos treinandos. O professor pode associar competências à sua disciplina, bem como aos seus recursos e atividades de modo a que os treinandos possam adquirir proficiência nas competências que lhes foram atribuídas.
Caminho de acesso
Para acessar o gerenciamento e a criação de novas competências siga o seguinte caminho:
NEXT Dashboard -> Cursos. Veja as opções que consegue realizar sobre as competências.
Estrutura de Competência
Caminho de acesso para as estruturas de competências.
Quadros de competências:
Com os quadros de competências é possível definir perfis de competências de acordo com determinados temas ou habilidades:
Adicionar manualmente estruturas de competência
Passo 1. Estando na tela de "Estrutura de competência" mostrada no tópico anterior, clique no botão "Adicionar uma nova estrutura de competência".
Passo 2.Agora preencha o formulário de cadastro para criar a sua competência.
- Nome: Inclua a informação do nome da competência;
- Descrição: Você poderá inserir uma pequena descrição da sua competência;
- Número de identificação: O número de identificação deve ser muito específico, especialmente se for provável que tenha múltiplas versões de uma estrutura de competências em vigor ao mesmo tempo (por exemplo, ao rever a estrutura em cada ano);
- Escala: Determina como a proficiência será medida em uma competência. Clique no "helper (ícone de interrogação)" para ver a diferença entre as duas opções;
- Habilitado: Selecione "Sim" para ativar a opção e "Não" para deixar desabilitado;
- Categoria: A categoria padrão é "Sistema", ou seja, em todos os cursos da plataforma você conseguirá visualizar;
- Taxonomias: Você poderá definir as palavras utilizadas para descrever as competências dentro da estrutura, com base na sua profundidade na árvore. Uma vez criada uma estrutura de competências, esta aparecerá na lista de estruturas e poderá adicionar competências a ela.
Para configurar a escala clique sobre o botão "Configurar escalas" e selecione as opções que atenderá as suas necessidades.
Exemplo:
Depois de clicar em "Gravar mudanças", aparecerá uma mensagem de sucesso. Agora precisamos configurar os níveis dentro da competência que acabamos de criar. E a medida que os colaboradores forem realizando a atividade, irão adquirir os níveis.
Estrutura de níveis da competência
Esta página permite que você construa a árvore de competências que define sua estrutura de competências. Para começar a adicionar competências, primeiro clique em um nó da árvore (o nó mais alto da árvore será a própria estrutura) e, a seguir, clique no botão "Adicionar competência". (Se você alterou o nome em Taxonomias, o botão terá um nome diferente, como "Adicionar habilidade").
Preencha as informações de acordo com o formulário abaixo. Deixamos um exemplo de configuração.
Configurando uma regra de competências
As regras de competência podem ser acrescentadas a qualquer competência dentro de uma estrutura, desde que esta tenha "filhos". Uma regra de competência pode ser usada para marcar automaticamente uma competência dos "pais" como completa quando todos os seus filhos estão completos. Associando as competências das crianças às atividades do curso combinadas com a regra de competência "Marcar como completo quando todas as crianças estiverem completas" atribuirá a competência dos pais a um treinando quando este tiver completado com sucesso as atividades do curso.
• Uma competência pode ser marcada como completa quando outras competências estão completas ou têm um certo número de pontos:
Passo 1. Para o fazer, clique em "Editar" ao lado da regra de competência e escolher a regra de competência;
Passo 2. Clique na caixa ao lado de Resultado e escolha "Marcar como concluído" (por exemplo) e em Quando escolha "Todos os filhos estão concluídos" (por exemplo) e por último clique em "Salvar mudanças":
Exemplo de estrutura de níveis em uma competência de matemática.
Vincular a competência com uma atividade
Você precisará vincular a competência com o curso antes de inclui-la com a conclusão de alguma atividade. Para isso, clique na aba "Competências" no menu lateral esquerdo.
Clique agora no botão de "Adicionar competências ao curso".
No campo "Estrutura de competência" escolha qual competência deseja vincular ao curso. Já no campo "Localizar competência" escolha qual estrutura fará parte de curso, podendo ser a pai ou uma das filhas, ou todas. E por último, não esqueça de clicar no botão de "Adicionar".
E ficará assim depois de adicionar.
Incluir a competência com a conclusão de uma atividade
É possível incluir as competências que criou em sua plataforma em todos os tipos de atividades que existem no NEXT. Para isso, dentro da edição das atividades existe uma aba específica para as competências, observe abaixo.
No campo "Competências do curso", você deverá escolher quais dos níveis da competência deseja incluir para a atividade que estamos configurando, você poderá selecionar mais de um nível. Já no campo "Após a conclusão da atividade" deixe o padrão "Concluir a competência". E salve as alterações.
View do treinando
Observe que caso o curso tenha alguma competência vinculada aparecerá mais um bloco dentro do curso com essas informações.
Importando estruturas de competências
As estruturas existentes em formato CSV podem ser importadas em "Importar estruturas de competição'" no "NEXT Dashboard > Cursos".
Se você não tiver certeza sobre como configurar seu arquivo CSV, baixe uma estrutura existente para usar como modelo. Aqui está uma explicação básica:
1. “Parent ID number" - as competências são organizadas em uma árvore. Este campo indica qual competição é a mãe da linha atual;
2. “ID Number" - uma sequência de caracteres alfanuméricos que identifica exclusivamente esta competência dentro dessa estrutura;
3. "Short name" - um short_name para a competição;
4. “Description" - uma descrição mais longa para a competição;
5. “Description format" - um número que representa o formato do texto na descrição. As opções válidas são: 0 = formato Open Source, 1 = HTML, 2 = texto simples (texto simples), 3 = formato Wikit e 4 = Markdown;
6. “Scale values" - exigidos apenas na linha de competição. Define uma lista separada por vírgulas de opções usadas para classificar as competências;
7. “Scale configuration" - um objeto codificado em json usado para definir a configuração da escala. É um valor padrão válido;
8. “Related ID numbers" - uma lista separada por vírgulas de números de identificação (números de id) pertencentes a competências relacionadas à linha atual;
9. “Is framework" - deve ser 1 para uma única linha na estrutura que define o nome e a descrição de toda a estrutura;
10. "Taxonomy" - definida pela linha da estrutura, define as chaves da string da linguagem usada para descrever as competências em cada nível da estrutura.
Exportando estruturas de competência
As estruturas de competência podem ser exportadas em formato CSV em ‘Exportar estrutura de competência" no "NEXT Dashboard" > Cursos: