Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo:
Caminho de acesso
Para acessar o gerenciamento e a criação de novas competências siga o seguinte caminho:
NEXT Dashboard -> Cursos. Veja as opções que consegue realizar sobre as competências.
Estrutura de Competência
Caminho de acesso para as estruturas de competências.
Quadros de competências:
Com os quadros de competências é possível definir perfis de competências de acordo com determinados temas ou habilidades:
Adicionar manualmente estruturas de competência
Passo 1. Estando na tela de "Estrutura de competência" mostrada no tópico anterior, clique no botão "Adicionar uma nova estrutura de competência".
Passo 2.Agora preencha o formulário de cadastro para criar a sua competência.
- Nome: Inclua a informação do nome da competência;
- Descrição: Você poderá inserir uma pequena descrição da sua competência;
- Número de identificação: O número de identificação deve ser muito específico, especialmente se for provável que tenha múltiplas versões de uma estrutura de competências em vigor ao mesmo tempo (por exemplo, ao rever a estrutura em cada ano);
- Escala: Determina como a proficiência será medida em uma competência. Clique no "helper (ícone de interrogação)" para ver a diferença entre as duas opções;
- Habilitado: Selecione "Sim" para ativar a opção e "Não" para deixar desabilitado;
- Categoria: A categoria padrão é "Sistema", ou seja, em todos os cursos da plataforma você conseguirá visualizar;
- Taxonomias: Você poderá definir as palavras utilizadas para descrever as competências dentro da estrutura, com base na sua profundidade na árvore. Uma vez criada uma estrutura de competências, esta aparecerá na lista de estruturas e poderá adicionar competências a ela.
Para configurar a escala clique sobre o botão "Configurar escalas" e selecione as opções que atenderá as suas necessidades.
Exemplo:
Depois de clicar em "Gravar mudanças", aparecerá uma mensagem de sucesso. Agora precisamos configurar os níveis dentro da competência que acabamos de criar. E a medida que os colaboradores forem realizando a atividade, irão adquirir os níveis.
Estrutura de níveis da competência
Esta página permite que você construa a árvore de competências que define sua estrutura de competências. Para começar a adicionar competências, primeiro clique em um nó da árvore (o nó mais alto da árvore será a própria estrutura) e, a seguir, clique no botão "Adicionar competência". (Se você alterou o nome em Taxonomias, o botão terá um nome diferente, como "Adicionar habilidade").
Preencha as informações de acordo com o formulário abaixo. Deixamos um exemplo de configuração.
Configurando uma regra de competências
As regras de competência podem ser acrescentadas a qualquer competência dentro de uma estrutura, desde que esta tenha "filhos". Uma regra de competência pode ser usada para marcar automaticamente uma competência dos "pais" como completa quando todos os seus filhos estão completos. Associando as competências das crianças às atividades do curso combinadas com a regra de competência "Marcar como completo quando todas as crianças estiverem completas" atribuirá a competência dos pais a um treinando quando este tiver completado com sucesso as atividades do curso.
• Uma competência pode ser marcada como completa quando outras competências estão completas ou têm um certo número de pontos:
Passo 1. Para o fazer, clique em "Editar" ao lado da regra de competência e escolher a regra de competência;
Passo 2. Clique na caixa ao lado de Resultado e escolha "Marcar como concluído" (por exemplo) e em Quando escolha "Todos os filhos estão concluídos" (por exemplo) e por último clique em "Salvar mudanças":
Exemplo de estrutura de níveis em uma competência de matemática.
Iremos disponibilizar o link do artigo de Competências - Geral, logo abaixo: