Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo:
Nesta aba você irá definir a distribuição personalizada de pontos e de moedas:
Passo 1. É importante salientar que, caso você tenha definido, anteriormente, uma pontuação padrão (regras da gamificação) e queira definir uma pontuação personalizada, a pontuação personalizada irá sobrepor à da padrão:
Distribuir pontos personalizados para: Neste campo você deverá selecionar o tipo de conclusão/modalidade que irá gerar estes pontos.
Salientamos que, caso uma atividade seja selecionada para a distribuição de pontos, por boas práticas, a mesma não poderá ser uma atividade do tipo rótulo, pois a mesma geralmente não oferece interações de conclusão.
Sendo elas: Cursos, atividade do curso, emblemas e competências.
Quantidade de pontos: Insira a quantidade de pontos de experiência. Insira o valor "0" para que a regra não dê pontos de experiências aos concluir.
Bônus: O bônus serve para beneficiar/bonificar usuários com determinada posição no ranking.
Por exemplo: 10 usuários concluíram o treinamento de vendas porém, eu gostaria de beneficiar com 5 pontos os 3 primeiros usuários que concluírem o treinamento. Assim, além da pontuação normal os 3 primeiros usuários irão ganhar um adicional de +5 pontos.
⚠ Somente conclusões de curso podem ter adicional de bônus.
Distribuir pontos personalizados para: Neste campo você deverá selecionar um critério para o recebimento da bonificação.
Quantidades de bônus: Neste campo você deve definir qual será a quantidade de pontos adicionais para o bônus.
Passo 2. Na aba de "Distribuição de moedas", você poderá personalizar também a quantidade de moedas que irá fornecer. Basta você incluir a quantidade de moedas na caixa de texto apresentada na imagem abaixo:
Vale a pena destacar que tanto os pontos personalizados quantos as moedas personalizadas se sobrepõem a configuração global/padrão.
Por exemplo, caso queira que no curso só tenha os pontos personalizados (100 pontos, exemplificando), você poderá deixar o valor "0" na quantidade de moedas, dessa maneira o curso configurado só terá os pontos personalizados (os 100 pontos configurados) e as moedas obtidas será 0, ou seja não haverá moedas.
Mesmo que na configuração padrão das moedas seja 10, pois como dito anteriormente, a pontuação personalizada prevalece sobre a padrão. O mesmo ocorre com os pontos, caso queria que o curso só tenha moedas personalizadas e não pontos. Ou ainda você poderá incluir tanto pontos, quanto moedas personalizadas.
Passo 3. Após realizar as definições, basta clicar em “Salvar”:
Se o valor da quantidade de pontos for alterado, o mesmo não passará a valer para os colaboradores que concluíram qualquer requisito para pontuação anteriormente a edição. O novo valor da pontuação só irá valer para novas conclusões de colaboradores. Ou seja, o valor da pontuação não é retroativo.
Dentro do conteúdo do curso, na View do treinando, existe um campo que exibe a quantidade de pontos que o colaborador irá receber, caso conclua todo o treinamento.
Dentro dos tópicos do curso, também existe um campo que exibe a quantidade de pontos que o colaborador irá receber, caso conclua aquela atividade em específico.
Saiba mais sobre o tema de gamificação
Segue artigos relacionados com o assunto:
Gamificação - Regras: https://skill.tomticket.com/kb/gamificacao/gamificacao-regras
Gamificação - Listar Pontos: https://skill.tomticket.com/kb/gamificacao/gamificacao-listar-pontos